POdcast
Informe

No dia 8 de dezembro, a Associação Colônia Paraguaia realizará uma celebração em homenagem à Virgem de Caacupé.

Na Colônia Paraguaia

06/12/2024 17h49
Por: Redação
Fonte: Redação
A Associação Colônia Paraguaia, anteriormente conhecida como Casa Paraguaia de Campo Grande, possui uma história profundamente marcada pela cultura e pela fé desde sua fundação, em 1973. Um dos capítulos mais significativos dessa trajetória foi a chegada da venerada imagem de Nossa Senhora de Caacupé, trazida diretamente da cidade de Caacupé, no Paraguai, por Raul Baungarten na década de 1980. Inicialmente, a imagem foi acolhida em uma pequena gruta no Ambulatório Paraguaio, na Rua Joaquim Murtinho onde atendia os paraguaios com médico e dentista. Na Época Dr. Horácio Casartelli e o Dentista Jorge Oruê eram voluntários nos atendimentos.
 
Com o passar dos anos, durante a administração do Prefeito Levy Dias, e graças aos esforços de Ramão Achucarro e Raul Baungarten, a associação recebeu a doação de um terreno na Vila Pioneira, onde se estabeleceu e onde é a sede atual da entidade. Esse espaço tornou-se o coração da comunidade paraguaia em Campo Grande, reforçando os laços com suas tradições culturais e religiosas. Foi ali que a imagem de Nossa Senhora de Caacupé encontrou um novo lar, em uma gruta maior construída por voluntários e devotos. A estrutura da gruta preserva no interior a pequena gruta original, onde permanece a primeira imagem da santa, símbolo eterno de fé e gratidão.
 
Há 24 anos, o Grupo de Oração da Colônia Paraguaia, liderado pelo casal Amado Leite Pereira e Eliana Maria , vem mantendo viva a devoção à Virgem de Caacupé. Com dedicação incansável, eles são pilares espirituais da comunidade, promovendo momentos de oração e comunhão que fortalecem os laços de fé e esperança.
 
No dia 8 de dezembro, a Associação Colônia Paraguaia, por meio de sua Diretora Social, Eliana Maria Andrade Pereira, realizará, com grande dedicação e esmero, mais uma celebração em homenagem à Virgem de Caacupé.
 
A programação terá início às 8h, com um café da manhã especial, seguido pela Santa Missa às 10h, momento de profunda espiritualidade e devoção. Ao longo do dia, o evento contará com apresentações culturais e diversas atrações, promovendo a união e o fortalecimento dos laços da comunidade paraguaia em Campo Grande.
 
 
Essa celebração vai além de um simples evento: é um testemunho vivo de uma fé que atravessa gerações, de uma cultura que enriquece vidas e de um amor que une corações em torno de Nossa Senhora de Caacupé, padroeira e guia espiritual da comunidade paraguaia de Campo Grande. 
 
Uma expressão de fé e gratidão, reafirmando o compromisso da Associação em preservar as tradições religiosas e culturais que são patrimônio da comunidade. Todos estão cordialmente convidados a participar deste evento especial.
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários