Agosto Lilás: Operação contra agressores de mulheres vai às ruas para cumprir mandados em Campo Grande
Mais de 20 policiais estão nas ruas
02/08/2024 09h34
Por:
Fonte: MÍDIAMAX
(Imagem divulgada)
A Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) deflagrou na manhã desta sexta-feira (2), operação contra agressores de mulheres, em uma campanha do Agosto Lilás. Mandados estão sendo cumpridos em vários bairros da cidade.
Continua após a publicidade
A Operação ‘Mulheres em Foco’ conta com mais de 20 policiais nas ruas de Campo Grande em cumprimento a diversos mandados de prisão de violência doméstica.
A Operação faz parte das ações desenvolvidas pela delegacia em alusão a este mês de intensificação dos trabalhos de enfrentamento à violência de gênero.
Agosto Lilás
A campanha quer sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, além de divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A campanha, idealizada no Mato Grosso do Sul, ganhou destaque nacional em 2022, com a promulgação da Lei 14.448, que institui nacionalmente, o Agosto Lilás como mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher.
Lei Maria da Penha
A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) estabelece que o Estado tem a responsabilidade de combater a violência contra mulheres no ambiente doméstico e familiar, o que representou uma inovação significativa na legislação brasileira. Antes dessa lei, casos de violência doméstica eram tratados como pequenas causas em juizados especiais, onde muitas vezes buscava-se conciliação entre vítima e agressor, o que contribuía para a naturalização da violência.
Nenhumcomentário
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.